A data tem origem católica e é flutuante, pois, é calculada de acordo com a Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Jesus Cristo.
Com base em relatos bíblicos e históricos, os católicos acreditam que a ressurreição de Jesus Cristo ocorreu em um dia de lua cheia, próximo ao equinócio da primavera no hemisfério norte (que corresponde ao equinócio de outono no hemisfério sul).
No ano 325, a Igreja Católica realizou o Concílio de Niceia e lá foi decidido que a Páscoa seria sempre celebrada no domingo subsequente ao surgimento da primeira lua cheia, após o equinócio da primavera. Com a adoção do calendário gregoriano, esta data acontece entre os dias 22 de março e 25 de abril.
A terça-feira de carnaval, por sua vez, acontece 47 dias antes do domingo de Páscoa. Por isso, sempre será entre 4 de fevereiro e 9 de março. A data também tem origem religiosa: a expressão em latim carne vale significa “adeus carne”. Na tradição católica, a terça-feira de carnaval é o último dia onde se permite o consumo de carne. Na quarta-feira de cinzas, tem início o jejum da quaresma.