Outra curiosidade mostrada pelo estudo é a distribuição regional desses veículos. Mais da metade da frota, 53,8%, está concentrada no Sudeste, seguida pelo Sul com 19,1%. Em terceiro vem o Nordeste, com 14,2%, depois o Centro-Oeste (9,2%) e o Norte (3,7%).
O mercado dos SUVs é dominado por empresas que apostaram nos utilitários esportivos menores e no sucesso deste segmento desde o seu início, segundo o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Jato, Milad Kalume Neto. “É perceptível a predominância do Ford EcoSport no mercado nacional. Desde o início da queda das peruas, que dominavam o mercado nos anos 90, este SUV aparece com destaque nas vendas dentro deste segmento”, diz.
Criado e lançado originalmente no Brasil, o EcoSport de nova geração tornou-se um modelo global para venda em mais de 100 mercados mundiais. Com a introdução do veículo na Europa e na Ásia, as suas vendas globais cresceram 229% em 2013, contribuindo para a Ford ultrapassar, pela primeira vez, a venda de 1 milhão de utilitários esportivos por ano. As 1,2 milhão de unidades vendidas pela marca representam um crescimento de 37% comparado ao ano anterior – praticamente o dobro do avanço da indústria global de SUVs, que foi de 17%.
A Ford foi a primeira a desenvolver utilitários esportivos e continua a investir nesse segmento, que é hoje o de maior crescimento no mundo, com um avanço de 87% desde 2008, um ritmo três vezes maior que o da indústria. Os SUVs representam atualmente 19% do mercado automotivo global e muitos analistas estimam que suas vendas podem chegar a uma participação de 23% no final da década.