Gabriel-Garcia-Marquez

Gabriel García Márquez – biografia e fotos

Gabriel García Márquez – biografia e fotos

Gabriel García Márquez foi um escritor, jornalista, editor, ativista e político colombiano, nascido em Aracataca, em 6 de março de 1927. Considerado um dos autores mais importantes do século XX, foi um dos escritores mais admirados e traduzidos no mundo, com mais de 40 milhões de livros vendidos em 36 idiomas.

Foi laureado com o Prémio Internacional Neustadt de Literatura, em 1972, e o Nobel de Literatura, de 1982, pelo conjunto de sua obra, que entre outros livros inclui o aclamado Cem Anos de Solidão.

Foi responsável também por criar o realismo mágico na literatura latino-americana. Viajou muito pela Europa e viveu até a morte no México. Era pai do cineasta Rodrigo García.

Entre suas obras mais aclamadas estão o já citado como Cem Anos de Solidão e O Amor nos Tempos do Cólera, além de seu primeiro livro publicado, em 1955, A Revoada – O Enterro do Diabo. Gabo, como é chamado por amigos e fãs, diz que começou a escrever depois de um desafio lançado em um artigo de jornal em 1947.

No livro Eu Não Vim Fazer Um Discurso, de 2010, publicado no Brasil pela editora Record, o autor relembra que, ainda estudante, viu um texto do jornalista Eduardo Zalamea Borda, no diário El Espectador, de Bogotá, em que ele diz que o futuro literário estaria em perigo, já que não conhecia nenhum bom jovem escritor. Márquez, que ainda não tinha certeza de suas aptidões, nem qual caminho seguiria profissionalmente, topou o desafio em um sentimento de “solidariedade com os companheiros de geração”. Escreveu um conto e mandou para o jornal. Para sua surpresa, no domingo seguinte, o texto estava publicado juntamente com um pedido de desculpas de Borda, que, enfim, retomou sua fé em talentos da juventude.

Gabriel García Márquez faleceu aos 87 anos, na Cidade do México, no dia 17 de abril de 2014. Ele ficou internado com pneumonia e infecção respiratória na Cidade do México, onde morava, entre o fim de março e início de abril. García Márquez estava em casa e lutava contra um câncer linfático desde 1999.

Uma de suas frases mais famosas tem sido muito relembrada e publicada nas redes sociais: “A vida não é a que a gente viveu, e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la”.

Feito por Marília Rocha

Gabriel García Márquez – biografia e fotos

VEJA IMAGENS DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ:

Gabriel García Márquez – biografia e fotos

Gabriel García Márquez – biografia e fotos

gabriel garcía márquez morte

gabriel garcía márquez morte

Gabriel-Garcia-Marquez

Gabriel-Garcia-Marquez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *