Depois de trocar a vinheta de abertura, a novela passará também por uma reconfiguração na fotografia, que ficará mais iluminada, sem penumbras. Além disso, a personagem Alice, vivida por Sophie Charlotte, terá uma correção radical de rota e não será mais garota de programa, como estava previsto em sinopse e em capítulos já entregues à produção. Pressionada, a Globo decidiu dar a ela uma jornada de mocinha menos ousada.
Segundo informações divulgadas, a emissora irá jogar fora cenas de vários capítulos, das duas próximas semanas, que mostrariam Alice se tornando prostituta. Novas cenas estão sendo escritas. “Alice em nenhum momento vai fazer programa”, adianta Ricardo Linhares, coautor de Babilônia. Segundo ele, a mudança no rumo de Alice é um ajuste para adequar a novela à classificação indicativa. Ou seja, além de enfrentar resistência de parte do público mais conservador, a trama também correria o risco de ser reclassificada como imprópria para menores de 14 anos, o que poderia prejudicar sua exibição em território com fuso horário diferente do de Brasília.
Pelo menos, essa tem sido a explicação da Globo. Mas na verdade, trata-se de uma tentativa de fugir do fracasso que tem sido até agora a novela do horário nobre.
Globo muda enredo de Babilônia
Feito por Marília Rocha