Jefferson nasceu em São Vicente, no estado de São Paulo, em 02 de janeiro de 1933. Apesar de ser paulista, começou no futebol nas categorias de base do Cruzeiro, em Minas Gerais.
De qualquer forma, foi apenas no Rio de Janeiro que ele conseguiu a projeção necessária para ser considerado um dos melhores goleiros do país-sede da Copa do Mundo da FIFA.
Como profissional, ficou pouco tempo na Raposa e foi emprestado ao Botafogo em 2003. Dois anos depois, foi transferido para o Trabzonspor, da Turquia, onde ficou até 2008. No ano seguinte, defendeu o também turco Konyaspor, por apenas uma temporada, e era hora de retornar ao Brasil. Para aquele clube que, enfim, adotou como casa, o Botafogo. Em 2010, defendeu um pênalti cobrado por Adriano e garantiu o título do Campeonato Carioca ao Glorioso. Em 2013, voltou a vencer o Estadual.
Vestindo a camisa da Seleção Brasileira, o goleiro foi campeão mundial Sub-20 em 2003, nos Emirados Árabes Unidos. Como adulto, foi convocado pela primeira vez em 2010, quando o time nacional, treinado por Mano Menezes, enfrentou os Estados Unidos. Em 2011, integrou a equipe na Copa América, sua primeira competição oficial.
Ele foi um dos reservas na Copa das Confederações 2013 e tem como adversários pela posição o experiente Júlio César, do Toronto FC, e Diego Cavalieri, do Fluminense.
Feito por Marília Rocha
Goleiros da Copa do Mundo 2014 – Jefferson (Brasil)
VEJA IMAGENS: