Júlio César Soares de Espíndola, conhecido somente como Júlio César nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de julho de 1979. Joga como goleiro atuando pelo Toronto FC, emprestado pelo Queens Park Rangers.
O goleiro foi revelado pelo Flamengo, em 1997, e passou sete anos no clube da Gávea. No período, levantou quatro taças do Estadual do Rio e tornou-se um dos nomes mais queridos entre a torcida rubro-negra, uma das maiores do planeta.
Em 2005, era a hora de buscar novos desafios. Foi contratado pela Internazionale de Milão, mas logo emprestado ao Chievo
Verona, onde nem chegou a jogar. De volta ao clube milanês, tirou a posição de titular do aclamado Francesco Toldo e, a partir daí, estabeleceu-se como um dos melhores do mundo em sua posição.
A Copa das Confederações de 2003, como reserva de Dida, marcou sua primeira convocação para a Seleção Brasileira. No ano seguinte, o goleiro foi fundamental no título da Copa América ao pegar um pênalti contra a Argentina, na final.
Foi reserva na Copa do Mundo de 2006 e titular na de 2010. Após a Copa América de 2011, passou um tempo sem ser chamado, mas voltou a figurar no time nacional em 2013, assim que o técnico Luiz Felipe Scolari retornou ao comando, independentemente de seu status no futebol de clubes.
No fim da temporada europeia 2011-12, trocou a Internazionale pelo Queens Park Rangers. Teve seus altos e baixos em Londres e, depois de um período de inatividade, se transferiu para o Toronto FC, da Major League Soccer.
Feito por Marília Rocha
Goleiros da Copa do Mundo 2014 – Júlio César (Brasil)
VEJA IMAGENS: