Toda essa fama se deve pela excelência na qualidade da produção artesanal desde os colonos. E vamos combinar que o clima mais frio e o visual europeu da região tem tudo a ver com chocolate, não é?!
Além das fábricas, você tem mais opções de lugares para conhecer em Gramado que são associados a chocolate, como por exemplo o Reino do Chocolate Caracol e o Mundo do Chocolate Lugano – além do Parque Terra Mágica Florybal que fica a menos de 15 minuto do centro de Gramado, na Estrada do Caracol, em Canela.
Saiba mais sobre as atrações e o que esperar dessa viagem para Gramado ligada a chocolate!
Reino do Chocolate Caracol
O Reino do Chocolate chama atenção logo de cara com sua fachada: um castelo com soldadinhos de chumbo (com direito a decoração em épocas festivas como páscoa e natal).
Já começa a ser um local interessante só pelo fato do grande estacionamento bem em frente ao castelo ser gratuito! Mas, brincadeiras a parte, a visita ao Reino do Chocolate vale a pena desde o primeiro minuto.
A primeira para já é para colocar a mão na massa e fazer o próprio chocolate na fábrica de chocolate escolhendo a forma, o sabor de chocolate e os confeitos de sua preferência! Depois essa forma fica com os profissionais da fábrica que a colocam em um local adequado para o chocolate descansar por 30 minutos e então, quando pronto, é colocado em uma embalagem para viagem.
Em seguida, por meio de uma lúdica máquina do tempo, você é encaminhado para a história do chocolate – desde a descoberta do cacau pelos Maias até se espalhar por todo o mundo.
Durante o trajeto também é possível admirar algumas esculturas feitas de chocolate!
Ao final da viagem no tempo, os visitantes chegam a uma lanchonete com cadeiras em formato de xícaras e tem acesso a uma sala com bonecos e espaço para fotografia temática (com direito a figurino de realeza).
Mundo do Chocolate Lugano
Se você acha que não tem muito o que conhecer em Gramado, saiba que em um só lugar pode viajar pelo mundo inteiro e ainda sentindo cheirinho de chocolate por todas as salas que passar!
Quem é chocólatra de carteirinha não pode deixar de passar pelo Mundo do Chocolate Lugano, que tem mais de 200 peças expostas – todas feitas com chocolate maciço e juntas pesam cerca de 30 toneladas de chocolate.
Nessa exposição conta-se a história do Sr. Suisse, avô da Avelã, que são antigos moradores de uma fábrica de chocolate em Lugano, Suíça. Interessado em realizar o sonho da neta de conhecer o mundo, o Sr. Suisse conta a história de outros países e recria as paisagens de cartões postais e pontos turísticos de cada região fazendo estruturas de chocolate. Após passar por vários destinos, eles chegam em Gramado – cidade que Avelã escolhe para relembrar tudo que conheceu pelo o mundo fazendo suas próprias esculturas de chocolate (como por exemplo o Cristo Redentor, a Estátua da Liberdade, a Casa Branca, a Muralha da China, as pirâmides do Egito e em especial a Torre Eiffel com 4,22 m de altura e 80 kg de puro chocolate).
O melhor de tudo é que ao final da tour você pode aproveitar para criar sua obra-prima na mini fábrica de chocolate da Lugano e ter a experiência de ser chef especialista em chocolates por um dia. É claro que também é a oportunidade perfeita para degustar o chocolate Lugano enquanto ainda em estado líquido, quando acaba de sair da temperadeira.
Onde ficar em Gramado?
Agora que você já tem indicações especiais para incentivar que separe alguns dias, passe algum feriado ou passe um pouco das suas férias em Gramado, é preciso saber como encontrar melhores hotéis em Gramado.
Para isso vale a pena pesquisar bastante sobre o segmento e selecionar as opções que mais te interessam para entrar em contato e conhecer mais do que só pelo site.
Sabendo que a cidade já foi considerada como o melhor destino para se hospedar no Brasil, o padrão dos hotéis em Gramado é bem alto e tem tudo para fazer dos seus dias ainda mais inesquecíveis!
Lembre-se de não se apegar somente ao preço de hotel em Gramado quando estiver escolhendo. Considere um todo, porque o preço não é necessariamente um indicativo de qualidade.
Vale pedir recomendações de pessoas que já se hospedaram pela cidade também! O mais importante é finalmente encontrar o lugar perfeito.