É sempre válido lembrar que o diagnóstico deve ser feito por um médico especializado para que você tenha o melhor tratamento. Entretanto, para você ter uma noção dos graus de perda auditiva, vamos explicar de uma forma geral:
Leve
A perda auditiva leve é aquela em que a pessoa ouve de 21 a 40 dB, mas o que isso significa? Nesse grau, a pessoa não consegue escutar sons suaves ou problema para entender alguma fala.
Esse problema surge principalmente em ambientes de muito ruído. Assim, na maioria dos casos, não é necessário o uso de aparelho auditivo.
Moderado
Problemas e dificuldades para ouvir ruídos mais altos, como um latido de um cachorro, são sinais de uma perda auditiva moderada (41 a 70 dB).
Severa
Neste caso, as pessoas não conseguem ouvir um telefone tocar. Com avaliação médica, poderá será feito um tratamento com implante auditivo ou outra forma para ajudar o indivíduo.
Profunda
Como o próprio nome diz, a perda auditiva profunda é aquela em que as pessoas não conseguem ouvir ruídos considerados altos, ou seja, ouvir um cortador de grama, por exemplo. Por prejudicar a comunicação e o bem-estar, é recomendado o uso de algum aparelho.
Lembrando que é necessário cuidar do equipamento, com desumidificador de aparelho auditivo e outros acessórios para aparelho auditivo para facilitar a comunicação.
Como é realizado o tratamento?
Como já foi dito acima, o médico é quem determina o melhor tratamento. Mas antes, ele faz exames para verificar o grau de perda auditiva, como:
- Teste de triagem: paciente tampa os ouvidos e fala o que ouve;
- Teste de diapasão: utiliza-se um equipamento com um pino;
- Audiometria
Depois de realizado os exames, o especialista diagnostica o nível, além de explicar qual tratamento será realizado. Além disso, a causa da perda de audição também é levada em conta.
Por exemplo, se o problema de audição for proveniente de algo na membrana do tímpano, poderá ser necessário a realização de uma cirurgia. Outra causa comum é o envelhecimento, podendo ser recomendado o uso de aparelhos, bem como os acessórios para aparelho auditivo.
Hoje em dia, os aparelhos auditivos estão cada vez mais tecnológicos, melhorando a vida de quem utiliza.
Cuidados ao comprar aparelhos
Depois de receber o diagnóstico e o tipo de aparelho auditivo que precisa, tome alguns cuidados ao comprar o equipamento. Sabemos que eles não são tão baratos, por isso é essencial pesquisar uma boa empresa e pedir recomendações antes de comprar.
Além disso, para não ter prejuízos e aumentar a vida útil do seu aparelho, compre pilhas e bateria para implante coclear que sejam adequadas para o equipamento. Também faça a limpeza de aparelho auditivo para não ter problemas!