É importante entender que o volume sanguíneo no corpo feminino é 60% maior em uma gestante, o que provoca retenção de líquidos e inchaço nos pés.
No entanto, segundo o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, o salto alto não precisa ser eliminado dos looks durante a gravidez: “Se a mulher sempre usou salto, pode sentir dores com uma rasteirinha. Para ela, o ideal é um salto de até quatro centímetros. Como a mulher não está habituada a usar salto com essa nova postura, o corpo vai tentar se adaptar e pode desenvolver lordose – transtorno devido a uma curvatura excessiva da coluna para dentro – caso o sapato seja muito alto”, afirma.
Ou seja, o importante é sempre manter os hábitos da época anterior à gravidez. A mulher que não costuma usar salto deve evitar inserir o sapato aos looks no período gestacional. Já quem está acostumada a usá-los, pode continuar. Sapatos baixos, do estilo rasteirinha, também são indicados, sendo a única recomendação que ele seja confortável e não incomode.
Além disso, também fica como dica o uso de roupas confortáveis de algodão, que deixam a pele ‘respirar’, e elastano, que se adaptam ao corpo, evitando que a gestante tenha dores, assaduras e até reações alérgicas.
Grávida pode usar salto
Feito por Marília Rocha