Como realizar o registro de marca?
A marca é um sinal que identifica e também diferencia um serviço ou produto. Assim, possui um apelo visual, como: símbolos, palavras, logotipo, imagem, desenho e frase.
O registro de marca impede que ela seja usada por outras pessoas e concorrentes. Além disso, ganha mais espaço no mercado.
O processo é um pouco complexo. Em primeiro lugar, é importante realizar uma pesquisa das marcas já registradas e definir em qual setor a sua vai atuar. Nesse sentido, a marca pode atuar em diferentes setores de atividade.
Logo depois, a definição da apresentação e natureza da marca também serão importantes. Além disso, a verificação dos valores das taxas antes de entrar com o pedido.
Após a classificação da marca e a busca de viabilidade, será necessário realizar um cadastro no portal do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e pagar a GRU (Guia de Recolhimento da União). Logo depois, enviar as informações da marca e ir acompanhando o processo.
Como realizar o registro de patente?
Diferente da marca, a patente está ligada a algo mais abstrato, como: ideias que são colocadas em práticas, novos processos e modelos de negócio. Além disso, abrange diversos campos, não apenas o visual.
Assim, o registro de patente impede que as pessoas produzam, vendam e utilizem seu produto sem a sua autorização prévia.
O processo é similar ao registro de marca. Dessa forma, é necessário a verificação das patentes. Logo depois, terá que ser realizado o cadastro no site do INPI para solicitação do pagamento da taxa de registro. Após o pagamento, é só aguardar o andamento do pedido.
O registro de patente é uma troca. Assim, ao patentear o produto, você garante que irá detalhar todo o conteúdo técnico, em troca da proteção.
É possível realizar o registro de marcas e patentes de forma gratuita?
Não tem como realizar o registro de marcas e patentes de forma totalmente gratuita. Em outras palavras, é possível realizar o processo sem ter que arcar com as despesas da contratação de um profissional. Em contrapartida, o INPI cobra algumas taxas para a realização dos serviços. Assim, mesmo realizando por conta própria, você ainda terá alguns custos.
Além disso, a realização desse pedido sem a ajuda de um profissional, é apenas em casos muito específicos. Assim, o processo no INPI é longo e requer algumas burocracias. Dessa forma, um leigo no assunto pode acabar se complicando.
Por fim, o processo de registro de marca ou patente é muito importante para a proteção dos seus negócios. Nesse sentido, o ideal é a contratação de um profissional que entenda do assunto para que não aconteça nenhum imprevisto no pedido. Em contrapartida, caso queira realizar de forma gratuita, procure pesquisar bastante sobre o assunto antes de entrar com a solicitação.