Hamilton, que podia até chegar em segundo lugar, pulou à frente logo na largada, retomou a liderança a dez voltas no fim, ameaçado por Felipe Massa, segundo colocado. O inglês acelerou no limite do que podia para vencer e levantar a taça com sua 11ª vitória no ano.
Um dos destaques da prova foi a atuação arrojada de Felipe Massa. O piloto brasileiro brilhou como não fizera em toda a temporada.
Com seu melhor resultado do ano, chegou à segunda colocação, colado ao líder, e ficou muito próximo da sua primeira vitória desde 2008. Valtteri Bottas, seu companheiro de time, foi o terceiro colocado.
Mas nem só de alegrias se fez a última prova do ano. O alemão Nico Rosberg, que ainda estava na briga pelo título, também da Mercedes, chegou apenas na 14º posição, após os problemas que afetaram a sua Mercedes e a de Hamilton.
Lewis Hamilton fez valer o favoritismo com que se aproximou das últimas provas do ano. Com vantagem na tabela, ele acabou vendo Rosberg diminuir a diferença para esta etapa final e ficar a 17 pontos. A grande diferença nesta temporada foi a regra polêmica colocada para este ano, dobrando os pontos do GP de Abu Dhabi e fazendo a vitória valer 50 pontos, e não 25, como em todos os GPs.
O título do inglês coroa a temporada de quem foi mais arrojado na pista, chegando ao seu bicampeonato.
Hamilton é bicampeão da F1
Feito por Marília Rocha