A abertura da Copa do Mundo Brasil 2014 tinha objetivo de desvendar os “tesouros do país” e mostrar ao mundo as belezas e a diversidade cultural do país.
Embora tenha custado ao Comitê Organizador Local em média R$ 18 milhões, não conseguiu muito fugir do óbvio. Criação da belga Daphne Cornez, a festa foi um desfile de ícones nativos, da natureza e da cultura, certamente com o objetivo de seduzir a audiência estrangeira.
A cerimônia começou pontualmente às 15h15 (horário de Brasília). Por ter acontecido de dia muito do impacto visual pretendido se perdeu, sem contar que efeitos de luz e de brilho nem chegaram a fazer parte do planejado, exceto a roupa bem chamativa das musas Claudia Leitte e Jennifer Lopez.
A apresentação do tema da Copa, “We Are One”, pelos americanos Pitbull e Jennifer Lopez e por Claudia Leitte, mexeu com o público presente no estádio, mas o som pareceu abafado para quem estava assistindo pela televisão, além do delay, diferença entre o tempo de transmissão e recepção da imagem.
Além disso, alguns detalhes acabaram ganhando menor importância, como o chute inicial dado por um paraplégico, que só foi exibido por dois segundos. A ideia, na verdade, era mostrar o excelente trabalho do neurocientista Miguel Nicolelis que ao utilizar um esoesqueleto (uma estrutura metálica que além de apoiar o corpo também responde aos estímulos do cérebro) possibilitou essa cena tão rara e emocionante.
Apesar disso, como já vimos em edições anteriores de Copa do Mundo, as cerimônias de abertura, a rigor, são sempre parecidas e servem muito bem para fazerem “aquecimento” para o jogo de abertura. Sendo assim, a festa brasileira não comprometeu, mas também não será lembrada por nada especial.
Feito por Marília Rocha
Imagens da Abertura da Copa do Mundo 2014
VEJA IMAGENS: