Para que o procedimento seja eficiente e tenha o resultado de acordo com o esperado, é preciso ter acesso a equipamentos específicos que sejam qualificados o suficiente para produzir o material orgânico. Sendo assim, para produzir biomassa é preciso ter picador florestal, segadoras, picador de árvores, enleiradoras, peneira rotativa e enfardadeiras.
O combustível fóssil, além de não ser renovável, agride o meio ambiente! Para que isso não aconteça e o índice de poluição seja cada vez menor, investe-se nos tipos de energia limpa que são renováveis e bem menos agressivas. Porém, ainda assim podem causar alguns impactos negativos dependendo da maneira que forem produzidas e utilizadas. No caso da biomassa, esses possíveis impactos são:
– Exploração das áreas de produção de resíduos florestais e agrícolas;
– Formação de chuvas ácidas;
– Contaminação de solos e mananciais (consequência da chuva ácida);
– Erosão do solo.
Nenhum desses chega a intensificar os problemas com o efeito estufa e, ainda assim, devemos lembrar que são apenas consequências potenciais, o que quer dizer é que podem acontecer ou não. Tudo depende de como a energia por biomassa for utilizada e produzida.
Equipamentos usados para biomassa
Pensando em te apresentar melhor os principais equipamentos usados para produção de biomassa, iremos explicar aqui no texto para quê são utilizados.
– Enleiradores: equipamento funcional e versátil, usado principalmente para recolher palhas nos campos com ondulações;
– Picador de árvores: equipamento desenvolvido para otimizar os procedimentos de corte de árvores, proporcionando resultados mais rápidos com segurança e mais praticidade. Os picadores de árvores inteiras também podem ser encontrados como picador de madeira e quando for ser adquirido para cumprir com soluções para biomassa, basta procurar empresas especialistas e pedir por picador de árvores para produção de cavacos;
Peneiras rotativas: a peneira rotativa para biomassa tem grandes aberturas de alimentação e pode atender todas as necessidades de produção de biomassa porque pode separar resíduos em movimento contínuo, ainda que sejam materiais grande, sem que as esteiras e tambores sejam danificados.
É possível encontrar modelos de peneira rotativa industrial ou peneira rotativa manual, sendo que ambos dão conta do recado quando e se diferenciam na questão de peneira rotativa preço e no sistema. Mas independente de qual for escolhido, é importante contar uma máquina dessas para garantir os resultados esperados de usar peneira rotativa para compostagem;
Trituradores de árvores: o triturador é bem semelhante ao que acontece com o picador florestal. Esses equipamentos são mais robustos, tendo máximo desempenho para potencializar ainda mais as atividades como as de picagem de árvores inteiras para reduzir o tamanho de materiais agrícolas e florestais.
Biomassa no Brasil
No Brasil a produção de biomassa para energia ainda está em desenvolvimento, mas já tem grandes avanços, principalmente pelo fato do Brasil ser um dos países que mais investe nessa solução – inclusive, 30% da demanda energética brasileira é atendida pelo uso de biomassa como energia, suprindo principalmente as indústrias de cerâmica, fábricas de cimento e siderúrgicas.
Investir nesse tipo de energia é vantagem para o país tanto no sentido de preservação do meio ambiente quanto também na questão financeira, porque é muito mais barato pagar por material de biomassa do que energia a partir de fósseis.
Ainda assim, é preciso saber como usar biomassa de acordo com as políticas ambientais emitidas e também tendo consciência do que pode ser causado usando os materiais orgânicos para não causar aqueles impactos negativos de maneira violenta e irreparável.