O processo de corte plasma é caracterizado pelo efeito do manuseio do arco. Este perfil de arco permite uma maior concentração do calor e um melhor aproveitamento da temperatura, o que é aliado à grande velocidade do jato de plasma.
Diferentes tipos de gases podem ser utilizados de várias formas no cortador de plasma. Acompanhe o nosso blog e veja a importância dos diferentes tipos de gases.
Tipos de gases para o corte a plasma
Se você preza por qualidade nos serviços de uma máquina de corte a plasma, provavelmente já reparou que até mesmo a tocha de plasma e seus componentes são indicadores de melhores resultados.
Veja alguns gases que podem fazer parte do processo do corte plasma:
- Hidrogênio — Esse gás possui boa condutividade térmica, e é capaz de estreitar o arco e gerar maior densidade no processo de corte a plasma.
- Árgon — Possui maior massa atômica do que todos os outros gases utilizados no corte por plasma. Não pode ser usado sozinho, uma vez que possui baixa condutividade térmica e teor calorífico.
- Ar — Possibilita maior velocidade do bico plasma, além de melhor qualidade para cortes em aço inoxidável e alumínio.
- Nitrogênio — Pode ser usado sozinho para corte a plasma em chapas finas de aço.
Tipos de gases para o corte a plasma
O processo realizado na máquina de corte a plasma realiza diferentes funções, mas sempre são utilizados mais de um para o funcionamento do equipamento. Existe o gás secundário que melhora a qualidade do corte e protege os consumíveis de plasma, como por exemplo, o eletrodo plasma.
Existem outros dois tipos de gases que são essenciais para a qualidade do processo — gás de ignição e o gás plasma que conduz o arco plasma.