impressora-hp-não-reconhece-cartucho-o-que-fazer

Impressora HP não reconhece cartucho: o que fazer?

Por serem um item extremamente utilizado no ambiente corporativo, nas instituições financeiras e em inúmeros lugares, encontrar problemas com as impressoras é extremamente comum.

Dentre tantos problemas, um dos principais é quando a impressora HP não reconhece o cartucho de tinta, impedindo que as cópias e impressões sejam feitas. Veja o que fazer quando a impressora não reconhece o cartucho:

Primeiros passos

Antes de mais nada, é importante verificar se os cartuchos são compatíveis com a impressora em questão. Para realizar essa verificação, é preciso acessar o manual da impressora ou o site oficial da fabricante. 

Caso a verificação indique que o cartucho é de fato compatível com o equipamento, e mesmo assim ele continue sem ser reconhecido, será necessário utilizar de algumas formas para que o cartucho seja reconhecido.

Reinstale o cartucho

Uma das formas de fazer com que o cartucho de tinta HP seja reconhecido, é realizar a reinstalação. 

Para isso é necessário seguir as seguintes etapas: 

  • Ligue a impressora;
  • O carro de impressão deve estar parado e em silêncio, se necessário a tampa pode ser aberta;
  • Com cuidado, retire o cartucho;
  • Verifique se a fita protetora foi removida, caso não tenha sido, remova;
  • Coloque o cartucho novamente, e realize um teste.

Limpe o cartucho e a impressora

Caso o problema de reconhecimento do cartucho não tenha sido causado pela fita protetora, será necessário realizar a limpeza dos contatos do cartucho e da sua impressora.

É importante que a limpeza seja feita rapidamente, para evitar que os cartuchos fiquem fora por muito tempo, o que pode secar e entupir os injetores de tinta. Veja como a limpeza deve ser feita:

  • Ligue a impressora;
  • O carro de impressão deve estar parado e em silêncio, se necessário a tampa pode ser aberta;
  • Com cuidado, retire o cartucho;
  • Coloque o cartucho em um pedaço de papel, com os contatos virados para cima;
  • Pegue um cotonete limpo e umedeça com água destilada, água mineral ou filtrada;
  • Passe o cotonete úmido nos contatos, com cuidado para não danificar o cartucho;
  • Desligue a impressora no botão e posteriormente desligue da tomada;
  • Utilize outro cotonete úmido e limpe os contatos no carro de impressão;
  • Espere por 10 minutos para que a impressora e o cartucho sequem;
  • Ligue a impressora na tomada e no botão;
  • Espere o carro de impressão ficar parado e em silêncio, coloque o cartucho na impressora e teste. 

Substitua o cartucho

Caso nenhuma das duas maneiras resolva o problema, opte por colocar um novo cartucho compatível. Dessa forma será possível verificar se o problema está no cartucho ou na impressora.

Assistência técnica

Por fim, caso nenhuma das formas solucione o problema com o cartucho, o ideal é que uma assistência técnica seja consultada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *