Se você atua no mundo do marketing digital, é possível que já tenha ouvido falar sobre estes dois termos: Inbound Marketing e Outbound Marketing. A pergunta que não quer calar é: você sabe o que são essas estratégias? Para que elas servem? No mais, sabe qual é a melhor opção?
Ficar na dúvida entre investir nos serviços de uma agência de inbound marketing ou outbound é extremamente normal, mas há algumas coisas que você precisa saber antes de considerar as duas opções. Continue a leitura e descubra o que precisa saber para tomar a decisão:
Inbound Marketing e Outbound
De maneira geral, é justo começar conceituando as duas técnicas de marketing. Inbound Marketing, nada mais é do que uma estratégia e um termo em inglês, que significa ‘‘Marketing de Atração’’. O principal objetivo desse mecanismo é atrair e fidelizar clientes. No entanto, engana-se quem pensa que o objetivo é correr atrás da clientela, que, sobre isso, falaremos mais abaixo.
Quanto ao Outbound Marketing, também conhecido como ‘Marketing Tradicional’ tem como principal objetivo trazer os clientes para perto e oferecer produtos ou infoprodutos a eles. Neste caso, você corre atrás dos seus clientes.
Entende a diferença entre Inbound e Outbound? Na primeira escolha, você vai pescar o peixinho, isto é, criar formas para trazê-lo até você. Já no segundo, você vai atrás dele.
Um especialista em marketing digital sabe quando deve aplicar essas estratégias e qual o momento certo para pará-las.
Benefícios dos dois
Antes de falar qual é a melhor opção, conheça os benefícios que a otimização de sites pode lhe trazer. Em relação ao Inbound:
- Economia;
- Fidelidade do cliente;
- Aumento da autoridade;
- Melhoria na comunicação entre consumidor e empresa;
- Aumento na oportunidade de vendas;
- Educa e informa seus clientes.
Quanto ao Outbound:
- ROI;
- Agilidade em solucionar problemas;
- Diversidade;
- Validação da persona;
- Economia.
Agora que você já entendeu melhor um pouco sobre os dois e os benefícios, vejamos qual é a melhor opção para o seu negócio:
O que é melhor, inbound marketing ou outbound?
Você ficaria surpreso se alguém te falasse que não há uma melhor opção entre inbound e outbound marketing? Pois, é. Não há. Ambas estratégias são usadas por uma agência de seo com o intuito de fazer com que você lucre mais no seu comércio. O inbound é aplicado nas redes digitais, enquanto o outbound é visto em Televisão, panfletos e/ou folhetos.
Não existe uma opção melhor que a outra, pois elas são complementares. Se você escolher uma opção, ótimo. Mas se escolher as duas, melhor ainda. O importante é analisar o seu mercado, entender o que ele precisa e aplicar as melhores estratégias para ele.
Por isso, veja com um consultor ou especialista qual plano você deve escolher, mas, dependendo do ramo, as suas técnicas serão necessárias e muito bem-vindas. Afinal, no mercado digital você precisa apostar todas as suas cartas na manga: otimização seo, links patrocinados, mídias e muito mais.