Essa peça cumpre esta função de vedação tanto na condição estática, de máquina parada, como na condição dinâmica, em movimento, e também na variedade de condições de temperatura e meio externo para as quais a máquina esteja projetada.
Os guarda-pós podem ser produzidos com diferentes tipos de borracha, dependendo das necessidades, já que há tipos dessa matéria-prima extraídos diretamente do látex (no caso da borracha natural), quanto tipos sintéticos, produzidos através de processos conhecidos como vulcanização.
É por isso que é importante analisar em qual ambiente os guarda-pós serão aplicados, para que se destine a borracha correta, aumentando durabilidade e qualidade da peça. Por exemplo, em peças que estejam em contato com altas temperaturas, o correto seria a aplicação de um guarda-pó produzido com borracha do tipo EPDM. Esse elastômero oferece ótima resistência ao calor em trabalhos contínuos, combinado com excelente resistência a grande gama de produtos químicos agressivos que é uma das mais resistentes a esse tipo de substância.
Indústria de guarda pó
Feito por Marília Rocha