Quem trabalha em indústria já deve, com certeza, ter ouvido falar em inserto com rosca auto-cortante. Mas sabemos que para algumas pessoas esse elemento de fixação ainda é um mistério e por que ele agiliza tanto os trabalhos.
Também conhecido como inserto roscado ou bucha roscada, a peça é capaz de promover diversos benefícios para o processo como um todo. Sem falar que colabora para uma melhor gestão de recursos.
Veja o que é o inserto auto-cortante e para que serve!
O que é inserto com rosca auto-cortante?
O inserto com rosca auto-cortante consiste em uma bucha metálica cilíndrica recomendada para reparar ou prover roscas em blocos de materiais variados, como aço, plástico, alumínio, entre outros. Ele é formado por roscas internas e externas, projetadas de maneira a gerar a própria rosca no bloco na hora em que são inseridas em um furo.
A ação de corte ocorre pelas ranhuras externas, sendo assim, não há necessidade de furos pré-rosqueados com machos cortantes ou algo do tipo. Na prática, significa que o inserto roscado é uma rosca permanente de extrema qualidade e resistência considerável ao desgaste natural. Com isso, há mais economia de tempo e de material na execução do projeto, possibilitando um melhor gerenciamento de recursos.
Para que serve este inserto?
Os insertos são desenvolvidos para cortar seus próprios fios à medida que são inseridos em um furo. Eles são recomendados para a maioria das aplicações. Em certos materiais, acabam criando um efeito de bloqueio de rosca. Ao serem aplicados, fornecem roscas permanentes, resistentes ao desgaste, seja com aços de alta resistência ou plásticos frágeis.
Desse modo, os insertos roscados auto-cortantes, encontrados na loja OR Brasil, se tornaram uma solução para reparar ou instalar rosca de alta resistência em materiais de baixa resistência. Por exemplo, ligas leves, alumínio, latão e por aí vai.
- Benefícios do elemento de fixação
Devido a sua alta durabilidade e máximo poder de fixação, o inserto auto-cortante acaba gerando uma redução de custos de manutenção, visto que protege componentes caros contra danos. Ademais, não demanda de mão de obra altamente especializada, já que sua instalação é fácil e pode ser utilizado em tornos padrão.
O inserto autocortante é capaz, exemplificando, de ter aplicação automatizada. Isto é, através de rosqueadeiras com reverso ou ferramenta RF08 em centros de usinagem. Já o modo manual é feito com parafuso e porca. A última, por sua vez, tem categorias distintas, como porca de solda e porca tubo.
Por outro lado, a vasta variedade de modelos faz com que se esse elemento de fixação industrial se adeque às mais diversas situações, aumentando seu grau de aplicabilidade.