Apesar de não existir um banco de dados unificado no Brasil, em 2018 mais de 82 mil boletins de ocorrência foram registrados sobre o desaparecimento de pessoas. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelou que São Paulo liderou a estatística com 25 mil pessoas desaparecidas, seguido por Minas Gerais (8 mil) e Santa Catarina (7 mil). Quando uma pessoa desaparece, uma das opções além da polícia, é procurar por um investigador particular. Continue lendo e confira como detetive particular atua em casos de desaparecimento de pessoas.
Em casos de desaparecimento, o primeiro passo é acionar a polícia. Será ela que dará as primeiras orientações sobre como proceder. Mobilizar as pessoas nas redes sociais é uma das medidas que podem ajudar a resolver alguns casos, principalmente se fizer pouco tempo da falta de contato com o desaparecido. Existem alguns sites que também podem ajudar como é o caso do Cadastro Nacional de Crianças e Adolescente Desaparecidos e a Secretaria de Segurança Pública.
Como atua o detetive particular em desaparecimentos
O investigador profissional começa seu trabalho juntando o maior número de pistas possíveis. Portanto, ele irá reunir fotos recentes da pessoa desaparecida, deve conversar com amigos e deve visitar locais pelos quais o desaparecido possa ter passado.
Além dessas etapas iniciais básicas, o detetive particular irá atuar levantando hipóteses sobre desaparecimento – se for o caso, seguindo a linha de uma investigação conjugal, por exemplo.
As primeiras 48 horas são decisivas para o sucesso da investigação de desaparecimento e apesar de cada caso ser único, com particularidades que podem mudar totalmente o roteiro da investigação, quanto mais cedo a ajuda profissional for procurada, mais rápido desfecho de um desaparecimento pode culminar para o reencontro.
Já em casos de desaparecimento de crianças, a razão mais comum que motiva as fugas são os conflitos familiares.
Para contratar um detetive particular é preciso de alguns cuidados. O detetive profissional deve apresentar um contrato sobre os serviços que serão executados.
O suporte desse profissional em um momento tão difícil para a família, garante maior conforto, melhorando o andamento da investigação policial e informando os familiares sobre o andamento do caso.