O mercado imobiliário está em um bom momento, o setor contribuiu para o primeiro resultado positivo na construção civil depois de cinco anos, segundo dados das Contas Nacionais divulgados pelo IBGE.
A queda consecutiva da Selic, taxa básica de juros, é o principal motivo para o cenário positivo. A cada queda de 1% nos juros de financiamento de imóveis, cerca de 2,5 milhões de famílias entram no mercado imobiliário, conforme os dados da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias.
No entanto, mesmo com a economia favorável para a compra de apartamentos na planta, é necessário ter cuidado ao investir.
De acordo com Sandro Maskio, economista e coordenador de Estudos do Observatório Econômico da Universidade Metodista de São Paulo, um dos fatores que deve ser levado em conta é a localização.“A compra de um imóvel deve considerar a projeção sobre valorização a longo prazo e perspectiva de melhoria da região/ bairro onde se situa o imóvel”.
A venda dos apartamentos em São Paulo teve o maior aumento. O número de registros de compras e vendas de apartamentos em SP e imóveis cresceu cerca de 9,7% no acumulado de janeiro a novembro de 2019, aponta o levantamento do Registro de Imóveis do Brasil.
Vantagens investir em apartamentos
Investir em um apartamento studio ou em outro imóvel é um bom negócio por trazer segurança. Por ser um patrimônio físico, tem estabilidade, portanto não tem risco de ser confiscado, nem ser atingido por quebra de bancos.
O aluguel e a venda de apartamentos no centro de SP ou em qualquer outra região gera uma renda extra para família, servindo também como uma saída em casos de perda de emprego, entre outras situações.
Esse tipo de investimento traz resultados, uma vez que o valor do imóvel é atualizado pelo Índice Nacional de Construção Civil (INCC), que funciona como se fosse uma inflação da construção.
Além disso, o investidor também pode ter benefícios fiscais, como:
- juros de hipotecas;
- impostos sobre a propriedade;
- fluxo de caixa;
- seguro
Os juros baixos favorecem a procura por apartamentos à venda tanto para investir, como para morar. Segundo o economista Maskio, o momento é favorável para a compra, já que os preços ainda não estão tão altos. “Os móveis tendem a valer a pena se for investimentos de longo prazo, sendo agora um momento bom para compra”, completa.