O combate entre Chris Weidman e Lyoto Machida VENUM valendo o cinturão dos pesos-médios, terá Herb Dean como árbitro central e Chris Lee, Marco Rosales e Glenn Trowbridge como juízes laterais.
Rosales e Trowbridge em particular têm históricos envolvidos em decisões controversas, embora nem todas são por sua parte. Rosales esteve entre os juízes da polêmica vitória por pontos de Diego Sanchez sobre Ross Pearson no “UFC: Henderson x Khabilov”, em 7 de julho.
Todavia, ele foi o único juiz a marcar vitória de Pearson nos três rounds, como a maioria dos fãs; após a luta, o presidente do UFC, Dana White, anunciou que pagaria a Pearson o bônus de vitória e o trataria como vencedor no momento de casar suas próximas lutas.
Por outro lado, Rosales também foi um dos juízes que apontou vitória de Lyoto Machida na polêmica primeira luta contra Maurício Shogun, no UFC 104, em outubro de 2009. Ele julga combates da organização desde 2001.
Trowbridge, por sua vez, atua como juiz em eventos do UFC desde 2004 e foi o único de três juízes a apontar vitória de Johny Hendricks contra Georges St-Pierre no controverso UFC 167, em novembro do ano passado – outros dois juízes deram o triunfo a St-Pierre, que manteve o cinturão.
Contudo, Trowbridge também foi o único a apontar vitória de Rory MacDonald sobre Robbie Lawler no mesmo evento – Lawler venceu por decisão dividida. Outras lutas valendo cinturão que ele julgou incluem a segunda luta entre Velásquez e Cigano, a revanche entre Dominick Cruz e Urijah Faber (deu vitória para Cruz, que venceu por decisão unânime) e o empate entre Frankie Edgar e Gray Maynard (deu vitória de Maynard).
Lyoto Machida é lutador da marca Venum. Para ver bermudas Venum Light Preta acesse o site da Legion Fight, o melhor site de roupas e acessórios de lutas marciais do Brasil.
Juízes de Weidman e Machida têm histórico de decisões controversas