Júlio Cezar Barreiros foi um dos grandes nomes da dublagem brasileira. Veterano da área, se imortalizou pela voz atípica, dublando personagens como Indiana Jones, Homer Simpson em “Os Simpsons”, RoboCop, e Destruidor em Tartarugas Ninja.
Aos 62 anos, faleceu na madrugada de 3 de julho de 2014, após ter sido encaminhado ao Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio, segundo familiares. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo familiares e amigos, Julio Cezar Barreiros sempre foi uma pessoa muito feliz. “O que eu posso dizer é que o Júlio era uma pessoa muito carinhosa com todo mundo, um ‘fofo’. Todo mundo gostava dele. Várias vezes dividimos bancada e dublávamos juntos. Ele fazia o Homer; e eu, a Marge. Um improvisava uma coisa e outro criava em cima do que era falado. Fazíamos muita besteira”, recordou Mariangela, que foi aluna de Julio Barreiros.
A irmã do dublador relembra a felicidade de Barreiros. “Conheci poucas pessoas que viveram a vida tão intensamente como meu irmão. Ele sem dúvida foi muito feliz”, declarou Ana Lúcia.
O sobrinho também se recorda do início da carreira de Barreiros. “Ele foi um dos pioneiros da dublagem no Brasil, o que nos enche de orgulho. Vai deixar saudades”, disse Caio Barbieri.
Feito por Marília Rocha
Julio Cezar Barreiros – biografia e trabalhos
VEJA IMAGENS: