É recomendado que se faça uma boa lavagem a seco de carpetes pelo menos uma vez ao ano, garantindo que sempre esteja limpo e que dure com qualidade por muito mais tempo.
Quando fazer?
O tempo de limpeza dos carpetes pode variar de acordo com o local em que ele fica localizado. Se for em locais com pouca movimentação e mínima entrada de poeira e umidade, fazer a limpeza total uma vez ao ano é ideal. Mas se o carpete fica localizado em áreas de maior movimentação como sala de estar, ou corredores, a limpeza deve ser feita com mais frequência.
E se tiver pets?
Como bichos de estimação costumam soltar pelos como cães e gatos, e você possui carpetes em sua casa, é importante limpar seu carpete mais vezes, como por exemplo, quinzenalmente, para evitar acúmulo de pelos.
Com isso, seus carpetes sempre estarão limpos, pois você evitará o acúmulo de resíduos, que depois dificultaria a remoção.
Como limpar o carpete
Nos intervalos das lavagens a seco que limpam o carpete mais profundamente, para que não junte tanta sujeira nesse período, passe aspirador semanalmente, sempre na direção das fibras do carpete.
E mesmo sendo uma limpeza mais superficial, passar aspirador ajuda na aparência de limpeza de seu carpete até que se faça a lavagem à seco novamente. E ao optar pela lavagem à seco, procure especialistas em sites de limpezas de carpetes para que façam um trabalho de forma correta.
Como remover manchas dos carpetes com facilidade
Se nesse período de tempo de espera para o serviço de limpeza de carpete, acabou caindo um café por exemplo, e você quer remover a mancha criada com mais facilidade, opte por uma misturinha rápida e fácil.
Misture água oxigenada de 10 volumes com um pouco de detergente neutro e aplique sobre a mancha de seu carpete, após aplicar essa misturinha, adicione bicarbonato de sódio, e em alguns minutos a mancha será removida.