O Deserto da Arábia está localizado em terras da Arábia Saudita, Síria, Jordânia, Omã, Iraque e Iêmen. É quente e cobre maior parte da península da Arábia, apresentando planaltos e planícies em seus 2.330.000 km².
O clima é seco, a temperatura oscila de 40 a 50ºC no verão, e 5 a 15°C no inverno (muitas vezes 0°C). No deserto habitam árabes, curdos, turcos, assírios e armênios.
É uma área de baixa biodiversidade de fauna, apresentando gazelas, camundongos, lagartos, hienas, chacais e texugos. A fauna é pobre devido a caça e apropriação das regiões desérticas para as atividades humanas.
Na época da sabotagem do petróleo no Kuwait, na década de 90, a região sofreu profunda crise ambiental devido ao derramamento de hidrocarbonetos e liberação de toxinas na atmosfera.
Curiosidade:
No meio do deserto, o governo saudita promove a construção de megacidades com conclusão das obras prevista para 2020. Entre os cinco projetos, há a cidade econômica de King Abdullah, batizada com o nome do rei saudita.
A cidade cobrirá 388 km² do deserto, ao norte de Jidá. Terá um dos maiores portos do mundo, escolas e resorts. Abrigará um grande complexo industrial que produzirá alumínio, aço, fertilizantes e petroquímicos.
A iniciativa visa atribuir ao país, novos meios de obtenção de renda para a população, caso o petróleo se torne economicamente inviável no futuro.
Feito por Marília Rocha
Maiores desertos do mundo – Arábia
VEJA IMAGENS: