O Grande Deserto Arenoso está localizado no noroeste da Austrália Ocidental, que se situa entre as montanhas rocosas de Pilbara e Kimberley. Faz parte de uma vasta e plana região conhecida como Deserto do Oeste.
Limita-se ao sudeste com o Deserto de Gibson e o Lago Mackay; ao este com o Deserto de Tanami; e ao sudoeste com o Lago Doura e o Parque Nacional River Rudall. Toda a região se encontra escassamente povoada e não existe nenhum assentamento significativamente grande.
O que é bastante comum em regiões desérticas, as precipitações são escassas ao longo de toda a costa e na zona norte. As áreas próximas a Kimberley apresentam uma média superior a 300 mm, mas as chuvas são irregulares, com multidão de secas, que costumam terminar com a formação de uma tormenta monçônica ou um ciclone tropical.
As dunas são também os destaques dessa região. Elas estão alinhadas com os ventos predominantes que as formaram, os quais geralmente sopram do leste para o oeste. Onde dunas lineares convergem, as confluências de dunas apontam na direção do vento.
Além disso, Existe uma pequena atividade econômica no deserto, sustentada principalmente pelas minas e as granjas. As minas mais importantes são a mina de ouro de Telfer e a mina de cobre de Nifty.
Feito por Marília Rocha
Maiores desertos do mundo – Grande Deserto Arenoso
VEJA IMAGENS: