O deserto de Karakum é um deserto da Ásia Central. Com cerca de 350 000 km², ocupa 70% da área do Turquemenistão.
A população é esparsa, com uma média de uma pessoa a cada 6,5 km². Ao oeste do deserto está localizado o Mar Cáspio, ao norte está o Mar de Aral e ao noroeste estão o rio Amu Dária e o deserto Kyzyl Kum.
Suas características são de um deserto frio e arenoso e que curiosamente ocupa cerca de 70% do território do Turquemenistão.
Além disso, ainda é possível encontrar dunas e depressões modeladas pelo vento em toda a sua extensão.
Ao norte, entre os rios Amu Daria (o antigo Oxus) e Sir Daria (Jaxartes), localiza-se o deserto Kizil Kum constituído por áreas rochosas e coberto por uma vegetação pobre, com dunas de areia. Nestes desertos vivem povos nómadas que se dedicam à criação de camelos e ovelhas karakul.
Curiosidade
No coração do deserto Karakum se encontra uma cratera de gases Darvaza que emite um brilho que pode ser visto a quilômetros de distância durante a noite escura. A grande cratera é resultado de um acidente numa exploração de gás pelos soviéticos que ocorreu em 1971. Ela foi criada quando uma sonda soviética perfurava o solo em busca de gás natural e caiu em uma caverna subterrânea, resultando numa cratera que hoje mede aproximadamente 60 metros de diâmetro e 20 metros de profundidade. A enorme cratera foi incendiada logo após ser descoberta e permanece queimando desde então. O cheiro de enxofre pode ser sentido de longe, e fica muito forte a medida que se aproxima da borda da cratera ardente.
Feito por Marília Rocha
Maiores desertos do mundo – Kara Kum
VEJA IMAGENS: