Mesmo o mais cuidadoso enófilo (pessoas apreciadoras de vinhos) já teve alguma toalha, roupa, sofá ou tapete manchado com a bebida. Esse acidente é tão comum, que as empresas de higienização de carpetes já estão até mesmo acostumadas em receber pedido de socorro para esses acidentes.
Tirar mancha de vinho é possível?
A apreciação de um bom vinho na maioria das vezes ocorre na sala, perto do sofá, do tapete e outros estofados — e depois da primeira taça os incidentes ficam muito mais propícios, quase que unanimidade derrubá-la, e somente quem já fez a lavagem de carpete manualmente sabe o quão trabalhoso pode ser.
Mas se você está aqui porque é a primeira vez que isso acontece no seu tapete, fique totalmente tranquilo que tem solução. Você pode contar com a ajuda de um profissional que realiza a lavagem de carpete a seco, ou se preferir pode optar pelo método caseiro.
Métodos caseiros para limpeza de carpete
Obviamente os métodos caseiros serão mais trabalhosos e não alcançarão os resultados de um profissional da área. Mas para quem busca por uma opção mais econômica e momentânea, é uma ótima alternativa.
Com água quente e um limpa carpete de qualidade você consegue tirar até 90% da mancha sem muito esforço. Retire o excesso de vinho com um papel-toalha e lave a peça com o produto de sua preferência.
Temos uma segunda opção para substituir o limpa carpete e até mesmo o papel-toalha. Em vez de retirar o excesso com o papel, jogue um pouco de sal na mancha ainda molhada, para que o líquido seja sugado pelo sal. Cubra toda a mancha e deixe descansando por cinco minutos. Em seguida, retire o excesso e repita o processo até que clareie bem. Depois disso, é só lavar normalmente com água e sabão.
Não espere secar
Independente da opção que escolher de como limpar carpete, nunca, em hipótese alguma, deixe o vinho secar no tapete. Mancha seca é sinônimo de trabalho dobrado e resultado de serviços mais caros e muito estresse. A mancha totalmente infiltrada no tecido, principalmente se for em um tapete peludo, é extremamente difícil de tirar até mesmo por profissionais.
Tirar manchas de tecido está longe de ser uma ciência exata e, por isso, o que funciona para um pode não funcionar para outro, por isso, ressaltamos que isso é somente dicas e nada substituirá o profissional de limpeza de carpetes.