Para se ter uma ideia, segundo dados da Abiplast, Associação Brasileira da Indústria do Plástico, no Brasil, o hábito de comprar resinas termoplásticas também influenciou diretamente no aumento de produção das resinas termoplásticas que agora passam de de 5 milhões de toneladas ou 28 kg por habitante.
Em decorrência da larga escala de produção, aplicabilidade e resistência de termoplásticos como poliacetal pom, nylon 6.6, plástico abs, plástico polipropileno, os compostos plásticos começaram a ser vistos com preocupação pelos ambientalistas e pelas próprias indústrias de polímeros, cujos objetivos são diminuir os prejuízos financeiros e contribuir para que material não migre para o meio ambiente.
A elaboração do Manual Perda Zero de Pellets é um exemplo do esforço conjunto dos ambientalistas e da comunidade protetora do meio ambiente, confira mais informações.
O que são Pellets
Pellets plásticos são pequenas esferas de plástico, produzidas por fabricantes de resinas termoplásticas para posteriormente serem encaminhadas para as indústrias de transformação e servirem como matéria-prima para produção de sacos, copos e utensílios de plásticos.
O que é o Manual Perda Zero
Em uma pesquisa recente do professor Alexander Turra, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO/USP), constatou-se que cerca de 1.4 bilhão de pellets estavam presentes nas praias da bacia de Santos e São Vicente, em um total de 30 toneladas.
Acredita-se que esta matéria-prima chega nos mares e oceanos a partir do seu transporte e passa então a representar um risco eminente a vida marinha.
O Manual Perda Zero de Pellets foi criado por meio da parceria do Instituto Oceanográfico da USP e Plastivida, com a participação da Abiplast. O documento auxilia a empresa de polímeros na cadeia produtiva, empresas transportadoras e prestadores de serviços a reduzirem a perda de pallets plásticos e traz orientações sobre manuseio, armazenagem e transporte do material.
Em sua próxima compra de resinas plásticas industriais certifique-se de fazer negócio com empresas responsáveis e que tenham compromisso em seguir as recomendações do Manual Perda Zero de Pellets.