Por isso é importante que essas ferramentas ou estruturas (para o caso de aluguel de andaimes) sejam manipuladas e utilizadas por profissionais que saibam reconhecer quando tal produto não está apropriado para a realização das atividades da obra.
Como realizar a manutenção corretamente?
Com o intuito de te ajudar a cuidar melhor dos equipamentos, separamos dicas fundamentais para te auxiliar em todas as etapas da manutenção:
- Mantenha a organização e limpeza – essas práticas são essenciais para aumentar a eficiência e a produtividade dos processos. Quer motivos? Geralmente os espaços desorganizados danificam as ferramentas e os fios, gerando consequências como perda de tempo para localizar cada ítem e acidentes graves;
- Estabeleça uma rotina – realizar uma programação com frequência de uso ajuda na manutenção também. Dessa forma você pode conciliar os processos de cuidado e garante maior durabilidade de qualquer equipamento.
Tipos de manutenção
Os dois tipos de manutenção mais utilizados são a manutenção preventiva e a manutenção corretiva. A primeira impede que os pequenos problemas se tornem maiores maiores, utilizando práticas que eliminam ou reduzem riscos.
Já a segunda serve para corrigir um transtorno que o equipamento já apresenta – podendo implicar até em troca de peças.
Percebemos então que uma manutenção pode ser considerada como intervenção planejada e revisões sistemáticas ou como reajustes para que o equipamento funcione corretamente.
Como adquirir equipamentos?
Sabendo de tudo isso, é importante contar com uma boa empresa de locação e venda de equipamentos. Essa fornecedora deve te oferecer variedade – como aluguel de balancim, aluguel de furadeira, aluguel de martelete, locação de caçambas, locação de andaimes, entre outros – e transmitir confiança por meio do atendimento e da qualidade dos produtos.