Como saber se a caixa de gordura está entupida?
Quando você não toma os cuidados necessários para manter a caixa de gordura funcionando normalmente, as chances de que ela venha a ficar entupida aumentam. Para saber se isso está acontecendo com a sua, é importante ficar atento aos sinais!
Os indícios começam quando os líquidos não estão escoando corretamente, além disso é possível notar um mau cheiro, bem como a invasão de baratas.
Para que o problema não se agrave você deve entrar em contato com uma empresa de desentupidora. Dessa forma o desentupimento será realizado por profissionais que têm conhecimento técnico a respeito dos melhores procedimentos a serem realizados no seu caso.
Uma das técnicas mais utilizadas para o esgotamento de caixa de gordura é o hidrojateamento. Para isso, a máquina realiza uma sucção de todos os resíduos que estão acumulados para que posteriormente o jato de água com o hidrojateamento de alta pressão faça a limpeza da via. A eficácia é tanta que ele também é contratado como hidrojateamento industrial!
Quando devo fazer a manutenção da caixa de gordura?
Diferentemente do que se costuma pensar a limpeza da caixa de gordura não deve ser feita apenas quando ela tiver atingido a sua capacidade máxima, mas sim de forma periódica, justamente para evitar que o entupimento venha a acontecer.
Para isso, você deve manter as recomendações feitas pelo cronograma de manutenção a depender de cada tipo de imóvel e da demanda que ela supre. O indicado é que você solicite o serviço da empresa de desentupimentos ao menos uma vez a cada seis meses, para no caso dos apartamentos o intervalo deve ser reduzido para a frequência trimestral devido ao tamanho.
Se por acaso a caixa d’água estiver instalada em um estabelecimento comercial, é imprescindível que você fala a manutenção uma vez por mês por conta da quantidade de pessoas que circulam por lá.