Manutenção de gerador de energia: como fazer?

Um gerador de energia tem vários componentes sensíveis, que acabam exigindo uma série de cuidados especiais periodicamente. Além de ser um equipamento complexo, seu manuseio depende de especialistas, por isso não recomendamos que opte por realizar esse tipo de cuidados com amadores ou de qualquer forma.

O gerador à diesel, por exemplo, pode ter uma vida útil por décadas, mas isso depende de diversos procedimentos de manutenção para que a sua durabilidade seja garantida.

Esses cuidados mais frequentes fazem parte da manutenção preventiva, enquanto os reparos quando o gerador apresenta algum tipo de problema serão tratados com uma manutenção corretiva.

Para ter acesso a qualquer um desses tipos de serviço, é preciso procurar por uma empresa de geradores especialista nesse segmento, que possa te dar todo suporte necessário nesse sentido!

Importância da manutenção do gerador de energia

O principal objetivo de realizar manutenções nos geradores é garantir a qualidade máxima que o equipamento pode te oferecer, assegurando bom desempenho, funcionamento contínuo e até aumentar a expectativa de vida útil do seu gerador.

Quando a manutenção é feita de forma incorreta, você corre sérios riscos de não contar com o fornecimento de energia em possíveis quedas, perda de perecíveis, queima de equipamentos eletrodomésticos, entre outros prejuízos.

Outra coisa que precisamos ressaltar quanto a manutenção de qualquer gerador é estar atento quanto às normas pré-estabelecidas pelo fabricante, já que contribuem para que os procedimentos essenciais e os reparos sejam feito de maneira correta, sem comprometer nem o equipamento e nem o fornecimento de energia para o estabelecimento que o gerador estiver instalado.

Importância da manutenção do gerador de energia

Cuidados realizados diariamente:

  • Verifique o nível de combustível e de óleo – se estiver baixo, é necessário realizar a reposição;
  • Certifique-se que o aquecedor de refrigerante está fixado no lugar correto e inspecione os sinais de desgaste;
  • Constate se a tubulação está ligada ao radiador e inspecione os sinais de desgaste;
  • Procure traços de carbono e poeira acumulados, peças soltas ou corrosão de de peças.

Cuidados realizados semanalmente:

  • Drene o tanque e o filtro de combustível – é preciso escorrer a água do fundo do tanque ou da caixa do filtro;
  • Examine e ajuste a tensão do carregador de bateria;
  • Inspecione e faça a limpeza do filtro de ar para a retirada de detritos por completo.

Cuidados realizados mensalmente:

  • Verifique a carga de bateria de partida e examine as conexões para folga e corrosão;
  • Veja se a unidade de tensão da correia está adequada ao cinto e inspecione possíveis sinais de desgaste.

Onde encontrar geradores de energia?

Quando você opta por alugar gerador de energia nada do que citamos faz parte das suas responsabilidades, já que é a empresa fornecedora quem deve se responsabilizar por esses e outros cuidados de manutenção dos equipamentos.

A Prime Geradores, por exemplo, é uma empresa especialista no segmento de locação de geradores, disponibilizando modelos de geradores de 50 a 2500 KVA, com o intuito de suprir a necessidade de nossos clientes e ser solução para diversos segmentos.

Entre em contato conosco para fazer um orçamento de aluguel de geradores e para conhecer mais sobre nossa empresa de locação de gerador de energia. Estamos dispostos a esclarecer qualquer dúvida e a te proporcionar a melhor experiência com este mercado!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *