Parece muita coisa para cuidar, não é mesmo? Obras, reformas, manutenções, equipamentos para construção civil, prestadores de serviços… Por isso, a manutenção predial deve ser realizada periodicamente para que uma simples reforma não se torne uma dor de cabeça e envolva o bem-estar de centenas de pessoas que habitam em um mesmo ambiente.
Segurança em primeiro lugar
A frase parece clichê, entretanto, a segurança de um condomínio é assunto primordial, isso porque são muitas vidas em jogo em um mesmo empreendimento e somente a manutenção predial é responsável por garantir o funcionamento de toda a infraestrutura do edifício.
Quando houver a contratação de uma empresa para realizar qualquer tipo de serviço é dever do síndico verificar se o trabalho realizado é feito de forma segura para ambas as partes e se preocupar com a integridade de todos os equipamentos que será utilizado, incluindo os andaimes e todo material que será utilizado.
Afinal, de nada adianta se preocupar com a integridade dos condôminos e estrutura da edificação se não ficar atento se a empresa contratada toma as devidas precauções com a locação de andaimes para trabalhos em altura e principalmente a utilização do EPI (equipamento de proteção individual).
Serviços essenciais
A manutenção predial deve estar prevista no planejamento do condomínio não só pela precaução, mas também por estar estabelecida como essencial de acordo com a NBR 5674 e a NBR 14037 sobre manutenção de edificações.
Assim como os fornecedores especializados em obras, construções e reformas se preocupam com o andaime para alugar em todo serviço que realiza, os responsáveis pela edificação precisam ficar atentos aos serviços essenciais e que necessitam ser realizados com periodicidade.
Existem serviços que exigem verificação diária, alguns outros demandam cuidados semanais, quinzenais, mensais, trimestrais, semestrais ou anuais. Voltamos a ressaltar a importância do planejamento para não deixar nenhuma tarefa para trás.
Veja abaixo alguns serviços essenciais de uma edificação:
- Inspecione instalações hidráulicas;
- Examine elevadores e a sala de máquina, assim como as instalações elétricas relacionadas;
- Verifique as instalações de gás;
- Inspecione os equipamentos e sistemas de segurança;
- Verifique a integridade da cobertura (componentes, vedações, fixações);
- Inspecione as áreas comuns (piscinas, playground, sauna, salão de festas, jardins);
- Efetue a limpeza da fachada.
Lembre-se, para todo e qualquer procedimento verifique os equipamento e inspecione o serviço que será realizado e se necessário cobre a utilização de equipamentos que achar essenciais, como por exemplo, andaimes para construção e manutenção, crachás de identificação e principalmente laudos e atestados que certifiquem a realização do serviço.