Abrangendo uma área total de 7,69 milhões de quilômetros quadrados, o continente australiano é a maior ilha do mundo, mas o menor continente.
Em distância, o continente se estende por cerca de 3.700 quilômetros de norte a sul e 4.000 quilômetros de leste a oeste, fazendo dele a sexta maior nação, depois de Rússia, Canadá, China, Estados Unidos e Brasil.
A Austrália também é o único continente que é governado como um único país. Algumas vezes, ele é chamado de continente “ilha”, cercado por oceanos.
Nosso território oceânico também é o terceiro maior do mundo, abrangendo três oceanos e cobrindo cerca de 12 milhões de quilômetros quadrados. Também temos uma das populações mais urbanizadas e concentradas no litoral, com mais de 80 por cento dos residentes vivendo nos 100 quilômetros da costa. Atualmente, a Austrália tem uma população de quase 23 milhões de pessoas.
A sociedade australiana é composta de pessoas de uma rica variedade de históricos culturais, étnicos, linguísticos e religiosos, e essa é uma característica definidora da sociedade australiana moderna. Os povos Aborígenes e das Ilhas do Estreito de Torres habitam a Austrália há dezenas de milhares de anos. A maioria dos australianos são imigrantes ou descendentes de imigrantes vindos de mais de 200 países que chegaram ao país durante os últimos dois séculos. O idioma mais falado na Austrália é o inglês, e a religião mais praticada é o Cristianismo, mas idiomas estrangeiros e outras religiões são comuns.