Somália, oficialmente República Federal da Somália, é um país localizado no Corno de África. Faz fronteira com o Djibuti no noroeste; Quênia no sudoeste; Golfo de Aden e o Iémen a norte; o Oceano Índico a leste; e com a Etiópia no oeste.
Na Antiguidade, a Somália foi um importante centro de comércio com o resto do mundo antigo.
Seus marinheiros e mercadores eram os principais fornecedores de incenso, mirra e especiarias – os itens que foram considerados luxos valiosos para os antigos egípcios, fenícios, micênicos e babilônios com quem o povo Somali negociava –.
Na época clássica, várias antigas cidades-estado como Opone, Mosyllon e Malao, competiam com os sabeus, partos e axumitas pelo rico comércio indo-greco-romano que também floresceu na Somália.
O nascimento do Islã no lado oposto da costa da Somália, no Mar Vermelho, significou que os comerciantes somalis, marinheiros e expatriados que viviam na Península Arábica gradualmente ficaram sob a influência da nova religião através dos seus parceiros comerciais convertidos muçulmanos árabes.
Na Idade Média, vários poderosos impérios somali dominaram o comércio regional, incluindo o Estado de Ajuuraan, que era excelência em engenharia hidráulica e construção de fortalezas.
A Somália nunca foi formalmente colonizada. O Estado Dervixe repeliu com sucesso o Império Britânico por quatro vezes e obrigou-o a retirar-se para a região costeira.
Como resultado de sua fama no Oriente Médio e na Europa, o Estado Dervixe foi reconhecido como um aliado pelo Império Otomano e o pelo Império Alemão, e manteve-se durante a Primeira Guerra Mundial como o único poder muçulmano independente do continente africano.
Devido aos laços de longa data com o Mundo Árabe, a Somália foi aceita, em 1974, como membro da Liga Árabe.
Para reforçar a sua relação com o resto do continente africano, a Somália se juntou a outras nações africanas, quando fundou a União Africana e começou a apoiar o ANC na África do Sul contra o regime do apartheid, além dos os separatistas eritreus na Etiópia durante a Guerra de Independência da Eritreia.
Um país muçulmano, a Somália é um dos membros fundadores da Organização da Conferência Islâmica e é também um membro da ONU e MNA. Apesar do sofrimento constante de guerras civis e da instabilidade política, a Somália também conseguiu sustentar uma economia de livre mercado que, segundo a ONU, supera as de muitos outros países da África.
Mapa da Somália: conheça o país
VEJA IMAGENS DA SOMÁLIA: