Suécia, oficialmente Reino da Suécia, é um país nórdico, localizado na Península Escandinava na Europa Setentrional.
A Suécia divide fronteiras terrestres com a Noruega, a oeste; e com a Finlândia, a nordeste; além de estar ligada à Dinamarca através da Ponte do Øresund, no sul.
Com 450 295 km², é o terceiro maior país da União Europeia em termos de área e possui uma população total de cerca de 9,2 milhões de habitantes. Tem ainda uma baixa densidade populacional, com cerca de 21 habitantes por quilômetro quadrado. Cerca de 85% da população vive em áreas urbanas.
A capital e maior cidade da Suécia é Estocolmo, centro do poder político e econômico do país.
O país é uma monarquia constitucional, com um sistema parlamentar de governo, e uma economia altamente desenvolvida e diversificada. Ocupa o quarto lugar do mundo no Índice de democracia, depois da Islândia, da Dinamarca e da Noruega, segundo a prestigiada revista inglesa “The Economist”. É também um dos países membro-fundadores da ONU, da União Europeia, desde 1 de janeiro de 1995, e da OCDE.
O país ainda é considerado um dos mais socialmente justos da atualidade, apresentando um dos mais baixos níveis de desigualdade de renda do mundo.
A Suécia emergiu como um país independente e unificado durante a Idade Média.
No século XVII, o país expandiu seus territórios para formar o Império Sueco. A maior parte dos territórios conquistados fora da Península Escandinava foram perdidos durante os séculos XVIII e XIX.
A última guerra na qual a Suécia esteve diretamente envolvida foi em 1814, quando a Suécia forçou por meios militares a Noruega a se juntar ao país e criar o Reino da Suécia e Noruega, uma união que durou até 1905.
Desde então, a Suécia ficou em paz, com a adoção de uma política externa não alinhada em tempos de paz e de neutralidade em tempo de guerra.
Mapa da Suécia: conheça o país
VEJA IMAGENS DA SUÉCIA: