Feito por Marília Rocha
O maracujá é uma fruta bastante versátil e, em geral, é encontrada em todas as épocas do ano, principalmente, porque nosso país é o maior produtor mundial. Para a sua reprodução adequada é necessário clima tropical ou subtropical e é, por isso, que essa fruta “funciona” tão bem em solo brasileiro.
Ele é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, apresenta boa quantidade de sais minerais (ferro, sódio, cálcio e fósforo).
Possui propriedades que funcionam como calmante natural no organismo humano.
Existem várias espécies de maracujás, porém as mais conhecidas são: maracujá mirim, maracujá melão, maracujá guaçú e maracujá do iguapó.
Uma dica importante na hora de escolher a fruta é observar sua casca. Os maracujás de casca enrugada possuem a polpa mais doce, enquanto os de casca lisa são mais ácidos (azedos).
Cada 100 gramas de maracujá apresenta, aproximadamente, 70 calorias. Esse baixo teor calórico permite que ele seja utilizado em muitas receitas voltadas à dieta de emagrecimento.
Além desses benefícios naturais, tem se multiplicado também produtos feitos com farinha de maracujá ou com a polpa desidratada.
Isso porque a farinha de maracujá tem o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes. Além disso, a farinha feita com a casca do maracujá também se revelou um excelente bloqueador de gordura. Ou seja, impede que o organismo absorva parte desse nutriente presente nos alimentos, contribuindo para o emagrecimento.
Para aqueles que não estão de dieta ou que estão em busca de receitas maravilhosas com a fruta maracujá, como por exemplo, gelado de maracujá com chocolate Alpino, acesse o portal Minuto Receitas.
Maracujá – conheça todos os benefícios da fruta
VEJA IMAGENS DE MARACUJÁ: