Independentemente do estilo e dos objetivos, existem tipos de mármores e granitos para cada ambiente.
Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o mármore e o granito, e onde aplicar cada uma das pedras:
O mármore
O mármore é uma pedra milenar, que já foi utilizada em construções como a escultura grega de Vênus de Milo e o Taj Mahal.
Essa pedra é composta primordialmente pelo mineral calcita, por esse motivo possui diferentes colorações, é possível apontar pelo menos 50 tipos de mármore de cores, veios e movimentos diferentes.
No Brasil, o mármore é importado de países como Egito, Grécia, Itália e Turquia, esse é um dos motivos que torna essa pedra como um dos revestimentos mais caros. Outro motivo está na uniformidade das cores, o que traz grande sofisticação para os ambientes.
Onde aplicar o mármore?
É indicado que o mármore seja aplicado em ambientes internos para que não entre em contato com agentes naturais que possam danificar sua estrutura.
Uma das grandes aplicações do mármore são as mesas, essa pedra traz modernidade e elegância para o ambiente, no entanto é importante atentar-se para elementos quentes que podem comprometer a funcionalidade da pedra.
Quando aplicado em rodapés, o mármore oferece um charme especial e diferenciado para o ambiente em questão. O mármore também pode ser aplicado como revestimento de paredes para trazer sofisticação, elegância e harmonia para o ambiente externo.
O granito
Ao contrário do mármore, o granito é uma pedra extremamente produzida no Brasil, em estados como Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, o que torna essa pedra mais barata comparada ao custo do mármore.
O granito é uma rocha natural que leva em sua composição quartzo, alcalino e mina, por esse motivo não possui muitos veios.
É uma das pedras mais resistentes contra impactos e principalmente contra manchas e riscos.
Onde aplicar o granito?
O granito possui baixa porosidade e é extremamente resistente a agentes naturais, o que torna essa pedra apta a ser instalada em ambientes externos e úmidos.
Por se tratar de um material que não absorve umidade, o granito pode ser aplicado em bancadas de cozinha ou em banheiros, sem que corra o risco da pedra ser manchada ou riscada facilmente.
Tanto em ambientes internos quanto externos, o granito pode ser utilizado como piso, até mesmo em ambientes que possuem alta circulação de pessoas.