São equipamentos projetados para preparar massas químicas, alimentares, cerâmicas e outros tipos. É possível encontrar masseiras inclusive para materiais de construção civil como a masseira de massa corrida, textura, grafiato, manta líquida, manta asfáltica ou de tintas e vernizes.
Substituem o processo manual com um sistema mecanizado, muito mais eficiente e permitem fabricar grandes quantidades de massa continuamente.
Composição de masseiras
Geralmente uma masseira é composta por tina de colocação de ingredientes, elemento de amassadura (podendo ser um gancho, garfo, braço ou outros), motores responsáveis pelo funcionamento da tina e do elemento de amassadura e a interligação dos processos tecnológicos que permitem o controle do processo de amassadura e outros processos como medir ingredientes, programar tempo e velocidade.
Tipos de amassadeiras
O sistema de mistura pode ser espiral, rápido ou basculante. Confira abaixo as características de cada um desses:
- Espiral – fabrica qualquer tipo de massa e é indicado para quem busca equipamentos com alto desempenho;
- Rápido – indicado para pequenos e médios negócios, que precisem de uma masseira industrial mais ágil;
Basculante – conhecido como masseira semi-rápida, tem alta capacidade de produção e alto índice de custo benefício. É indicado para pessoas que procuram uma solução capaz de dar conta de grandes produções de massa.
Como escolher a masseira ideal?
A escolha de um misturador industrial está diretamente ligado ao objetivo de cada caso. Por isso, é importante avaliar o tamanho do empreendimento, a quantidade necessária de produção diária, a projeção de crescimento e a possibilidade de investimento.
Vale considerar ainda que para conseguir alcançar o sucesso será preciso adquirir equipamentos de qualidade, que atendam as necessidades de produção diária do empreendimento. Isso também se aplica a equipamentos como o moinho ou dispersor, por exemplo.