Conheça os passos do Media Training de uma assessoria de imprensa

Conheça os passos do Media Training de uma assessoria de imprensa

Conhecer técnicas de media training através de uma assessoria de imprensa é fundamental para a construção da reputação e imagem positiva de uma marca ou empresa. Ser bem visto pela opinião pública não é algo que se alcance da noite para o dia, e o auxílio de um assessor de imprensa com conhecimento em media training é essencial neste sentido.

Ao compreender a  importância das mídias como a tv, rádio e jornais os porta-vozes entendem o poder de gatekeeping que os meios de comunicação ainda exercem mesmo na era digital, e compreendem a importância de adotarem um plano de comunicação estratégico.

Uma empresa que está alinhada aos anseios da  opinião pública define estratégias assertivas, com maiores chances de retornos positivos. As coletivas, de imprensa, entrevistas exclusivas ou momentos de crise, são momentos cruciais, em que o desempenho dos porta-vozes é fundamental para amenizar ou aumentar uma crise empresarial.


O media training pode ser dividido  em 3 categorias, o treinamento de discurso, media training para crises de imagem e o social media training. Saiba mais sobre os passos necessários para um media training.

Definição dos objetivos

Em primeiro lugar, é ideal definir quais os objetivos que a empresa pretende alcançar com o media training. A empresa quer se comunicar bem com a imprensa?  Está em busca de conhecimentos de melhores práticas para gerenciamento de crise? ou ainda precisa de conscientização em relação ao uso consciente de redes sociais? A resposta para estas perguntas deve nortear as estratégias de media training para sua empresa.

Identificação das mensagens-chaves  

Defina uma mensagem-chave para fortalecer o discurso da empresa. Essa estratégia ajuda os porta-vozes a enfrentarem perguntas difíceis da imprensa, principalmente em momentos de crise de imagem.

Escolha dos porta-vozes

Escolher os representantes da marca é uma das etapas mais importantes das estratégias de media training. Os porta-vozes precisam estar alinhados com os valores, missão e cultura organizacional da empresa e podem ser  diretores, gestores, CEOs, COOs, CMOs ou até assessores de imprensa. Serão os responsáveis por fazer pronunciamentos em nome da empresa, quando necessário.

Mapeamento do público e imprensa

Fazer o monitoramento de notícias nunca foi tão importante. Na era digital, as  informações estão em todo lugar e propagam-se de maneira rápida.

Ao monitorar notícias, a agência de assessoria de imprensa consegue avaliar quais portais utilizaram o representante da marca como fonte e avaliar a performance deste mesmo durante a entrevista, prestando também o serviço de assessoria de imagem com o propósito de desenvolver os pontos a melhorar.

 

Treinamento do porta-voz

O treinamento do porta-voz envolverá análise do comportamento corporal, entonação vocal e construção do discurso. O porta-voz deverá ser treinado em diversas situações, passando por simulações de momentos de crise, coletivas de imprensa e entrevistas coletivas. 

Avaliação final

Por último, a assessoria de imprensa deve dar um feedback ao porta-voz. Uma análise crítica e honesta é fundamental e faz parte de um trabalho ético, isto é, por mais que o porta-voz não tenha alcançado 100% dos objetivos, é preciso entender que o como qualquer processo de aprendizado o media training ensina através da percepção do errado.

Procure uma assessoria de imprensa em SP e construa e mantenha uma das coisas mais preciosas de qualquer empresa, a imagem.

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