Para chegar ao índice que norteou o ranking, a pesquisa teve como base dados sobre unidades franqueadas, receita de royalties e taxas e receita de vendas de produtos franqueados no exterior em relação ao desempenho total desses mesmos dados.
Ao todo foram consultadas 52 multinacionais brasileiras e 14 empresas que atuam no exterior por meio de franquias. As coletas de informações começaram em abril do ano passado.
Segundo a pesquisa, os Estados Unidos é o país com maior presença de empresas brasileiras, com 39 franquias e subsidiárias. Argentina, Chile, Uruguai e Colômbia estão logo atrás.
Sherban Leonardo Cretoiu, coordenador da pesquisa, explica que a estratégia de intercionalização das franqueadoras é diferente das empresas que não são franquias. “Muitas vezes, interessados em levar a marca para o país entram em contato com a empresa”, ele conta. Ou seja, acaba sendo mais fácil disseminar a marca pelo mundo.
Outra a tendência observada é a de começar o processo de internacionalização pela América do Sul. Tanto empresas multinacionais quanto franquias brasileiras tem adotada essa estratégia. Cerca de 53% das empresas consultadas teve sua primeira subsidiária ou franquia em algum país da América do Sul. A segunda região mais escolhida pelas empresas é a América do Norte.
Confira ranking das franquias brasileiras mais fortes no mundo:
1- Localiza
2 – Mundo Verde
3- Depyl Action
4 – Chilli Beans
5- Dateli
6- Hering
7- Giraffas
8- Yogoberry
9- Arezzo
10- Magrass
Melhores franquias brasileiras
Feito por Marília Rocha