Em primeiro lugar na lista, aparece a California Institute of Technology. O Caltech, como é conhecido o California Institute of Technology, é um dos principais centros de pesquisa norte-americanos em Ciências Naturais e Engenharia. Foi fundado em 1891 pelo empresário e político Amoos G. Throop. É uma universidade pequena, com cerca de dois mil alunos — um décimo do tamanho de Harvard, por exemplo — e conta com uma receita anual de cerca de US$ 1,6 bilhão.
Na segunda posição, também dos Estados Unidos, aparece a Harvard University. Fundada em 1636, é a mais antiga e conhecida universidade dos Estados Unidos. Sinônimo de excelência no ensino superior, já formou mais de 320 mil alunos. Por suas salas de aula passaram oito presidentes americanos, entre eles Barack Obama (Escola de Direito), George W. Bush (Escola de Negócios) e John Kennedy (Assuntos Internacionais), além de alguns dos intelectuais mais importantes da história.
Para fechar o pódio, também norte-americana, está a University of Oxford. Foi a primeira universidade em língua inglesa do mundo, e hoje é uma das mais conhecidas e respeitadas. De tão antiga, não se sabe ao certo em que ano foi fundada. Historiadores afirmam que em 1096 começaram as primeiras aulas da instituição, mas ainda sem a estrutura de uma universidade. Oxford passa a crescer e a se fortalecer só em 1167, quando o rei da Inglaterra Henrique II proibiu alunos ingleses de estudarem na Universidade de Paris. A grande maioria, então, se matriculou em Oxford. Hoje, a universidade tem cerca de 22 mil alunos, entre os cursos de graduação e de pós, e um dos campi mais bonitos.
Melhores universidades no exterior
Feito por Marília Rocha