Para fechar a série de métodos contraceptivos modernos, vamos apresentar os adesivos.
Já vimos que as pílulas e o implante são métodos que asseguram até 99% de chances de não engravidar, os utilizando corretamente. Ou seja, são muito seguras e, no caso, das pílulas são as preferidas das brasileiras. Outros métodos são as camisinhas femininas e o diafragma, que protegem não só contra a gravidez, mas também contra as doenças sexualmente transmissíveis, um dos métodos mais completos, quanto à saúde feminina.
Outro método moderno de se proteger da gravidez é com o uso de adesivos que liberam hormônios.
Colado nos braços, nas nádegas ou no abdômen, libera gradualmente estrógeno e progestagênio, inibindo a ovulação. Cada adesivo deve ser trocado após uma semana, havendo uma pausa depois de três semanas de uso.
No entanto, fique muito atento: em dias de calor ou mesmo se você transpira muito, há o pequeno risco de se desgrudar, afetando a eficiência do método. Sua ação assemelha-se à da pílula, porém é ideal para mulheres que se esquecem de tomar. Se bem usado, sua eficácia se aproxima dos 99%.
O importante, além de se informar sobre todos os métodos, é consultar um médico especialista. Ao analisar seu histórico, eles poderão indicar o que é mais seguro e adequado a suas necessidades de proteção.
Feito por Marília Rocha
Métodos contraceptivos modernos – Adesivos
VEJA IMAGENS DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS ADESIVOS: