Han van Meegeren

Mitos históricos Han van Meegeren

Han Van Meegeren é conhecido como um dos mais célebres falsários da história. Negociante de arte e também pintor. Como artista, no entanto, Van Meegeren era considerado medíocre. Cansado de ser depreciado, ele decidiu pintar algumas obras de Vermeer por conta própria. Mitos históricos Han van Meegeren

Vermeer estava com tudo no mercado europeu na época e tinha um pequeno número de telas existentes e uma biografia cheia de lacunas. Van Meegeren estudou sua técnica e aprendeu a falsificá-la com maestria, “acrescentando” alguns séculos de idade à tela esticando-a e amarrotando-a para simular o craquelê, usando também outras técnicas.

Após isso, os quadros conseguiram enganar a todos e ele chegou a vendê-los por preços exorbitantes como se fossem originais de Vermeer. Ele foi tão bem sucedido que a tela “Os Discípulos em Emaús”, foi considerada uma das principais obras de “Vermeer”, e todos foram enganados acreditando que um novo quadro de Vermeer realmente havia sido encontrado depois de anos.

Um dia Van Meegeren vendeu uma arte para Hermann Goering, o segundo homem do Reich no final da Segunda Guerra Mundial. Acusado de colaborar e vender um patrimônio nacional aos nazistas, Van Meegeren teve que se desmascarar e confessar que os quadros eram falsos. Antes ser acusado como falsário do que como traidor.

Mitos históricos Han van Meegeren

Han van Meegeren fake

Han van Meegeren fake

Han van Meegeren

Han van Meegeren

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *