Morre Ariano Suassuna – veja biografia e fotos

Morre Ariano Suassuna – veja biografia e fotos   

Morre, aos 87 anos, o escritor Ariano Suassuna, mundialmente conhecido pelas suas obras mais famosas “O Santo e a Porca” e “O Auto da Compadecida”. Esta última, fez tamanho sucesso que a história virou minissérie da TV Globo, em 1999, com Matheus Nachtergaele e Selton Mello, e foi adaptada para o cinema em 2000.

A data de óbito é dessa quarta-feira, 23.julho.2014, às 17h15.

Suassuna teve uma parada cardíaca após sofrer, no início da semana, um AVC hemorrágico, segundo boletim médico do Real Hospital Português de Recife. O velório será aberto ao público a partir das 23h no Palácio do Campo das Princesas, e o enterro está marcado para as 16h de quinta, 24.julho.2014, no Cemitério da Morada da Paz, ambos em Recife.

O governador do Estado de Pernambuco, João Lyra Neto, decretou luto oficial de três dias. O presidente da ABL (Academia Brasileira de Letras), Geraldo Holanda Cavalcanti, também determinou luto oficial de três dias e que a bandeira da instituição fique hasteada a meio mastro.

A obra de Suassuna foi traduzida para diversas línguas, como alemão, espanhol, inglês e polonês e tem como características uma mistura do modernismo, simbolismo e barroco acrescentando ainda sua realidade, com relatos da cultura nordestina, como a literatura de cordel.

Elementos da região, como a improvisação, também são comuns em seus textos.

Além disso, Ariano Suassuna também foi um dos criadores, em 1970, do Movimento Armorial, que mistura literatura, dança, teatro, música e outras manifestações artísticas para se fazer arte erudita a partir da cultura da região.

Feito por Marília Rocha

Morre Ariano Suassuna – veja biografia e fotos

VEJA IMAGENS:

ariano suassuna

ariano suassuna

morre ariano suassuna veja biografia e fotos

morre ariano suassuna veja biografia e fotos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *