- Foto: freio abs
Em outras palavras, o ABS é um sistema de segurança que impede o bloqueio das rodas numa freada brusca, evitando que o condutor perca o controle sobre o veículo.
Esse sistema já aparece como item cada vez mais comum nos carros, já que a maior parte deles sai da concessionária já equipados com o sistema ABS de frenagem.
Agora, esse sistema também deverá ser utilizado nas motos. Assim sendo, elas deverão contar com sensores eletrônicos que farão a leitura da velocidade das rodas durante a frenagem. Eles evitarão seu travamento, mantendo os pneus sempre em contato com o solo.
Para funcionar, o ABS requer freios a disco e atuação hidráulica.
Atualmente, BMW, Ducati, Harley-Davidson, Honda e Kawasaki oferecem versões de quase todas as suas motocicletas com o ABS. A Yamaha tem apenas a Super Ténéré 1200 equipada com o dispositivo no Brasil. Já as motos da Suzuki que são equipadas com o sistema não chegam ao país. De acordo com a nova legislação da União Europeia, o sistema anti-travamento será obrigatório para motocicletas com mais de 125cc. A partir de 1° de janeiro de 2016, todas as motocicletas homologadas deverão sair de fábrica com o ABS.