Neymar Ganha Bola e Chuteira de Ouro 2011 – Ronaldinho gaúcho ficou com a de prata.
Na Seleção do campeonato, Corinthians e Vasco lideram prêmios, com dois em cada. Ronaldinho Gaúcho ganha segunda Bola de Prata de sua carreira.
Na primeira premiação do Campeonato Brasileiro, Neymar foi o grande vencedor, conquistando sua primeira Bola de Ouro da história, em premiação realizada desde 1970 pela revista Placar e pela ESPN Brasil. O jogador foi o melhor do campeonato e também levou uma Bola de Prata, de melhor atacante do Brasileirão.
A premiação, realizada no Museu do Futebol em São Paulo homenageou Sócrates, falecido na madrugada de Sábado para Domingo.
Na Seleção do campeonato, Ronaldinho Gaúcho, Dedé, Montillo e Fred.
No gol, Fernando Prass, do Vasco, recebeu sua primeira Bola de Prata aos 33 anos de idade das mãos do goleiro Zetti.
Na lateral direita, Mário Fernandes, do Grêmio, foi o premiado mas não compareceu à cerimônia. A organização brincou com o fato do jogador ter não aceitado a convocação da Seleção Brasileira.
Outro homenageado foi Ricardo Gomes que teve a presença de Diego Gomes, seu filho, em homenagem. Foi Diego que entregou o prêmio de melhor zagueiro para Dedé, do Vasco, ex comandado de Ricardo Gomes. O zagueiro agradeceu a Ricardo Gomes:
– Pai, obrigado por tudo – disse Dedé.
Paulo André, do Corinthians, completou a zaga, com Fábio Luciano, que venceu a Bola de Prata em 2002 também pelo Timão. Completou a zaga, Juninho, do Figueirense, melhor lateral esquerdo da competição.
No meio campo, Marcos Assunção do Palmeiras, e Paulinho, campeão pelo Corinthians; foram a dupla de volantes escolhidos.
Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo venceu sua segunda Bola de Prata. A primeira foi pelo Grêmio, onze anos atrás. O meia do Fla se disse orgulhoso e feliz por receber o prêmio.
Montillo, do Cruzeiro foi escolhido o outro meia do campeonato pela segunda vez consecutiva, mesmo com a campanha ruim do Flamengo.
No ataque, Neymar levou a Bola de Prata junto com Fred, do Fluminense.
Borges é o atilheiro do Brasileirão, mas Neymar é o artilheiro do Brasil
Borges levou a Bola de Prata de artilheiro. O atacante já havia levado o prêmio em 2008, quando jogava para o São Paulo. Na chuteira de Ouro, no entanto, dado ao maior goleador do ano, foi Neymar que levou seu terceiro troféu da noite, como o maior artilheiro do Brasil, em premiação da revista Placar.