Narrativa envolvente capaz de aproximar
A prática do storytelling desenvolve histórias que cativam os leitores. Quem não gosta de ouvir uma boa narrativa? E é exatamente este o papel que o storytelling cumpre; de despertar sentimentos e identificação entre clientes e empresas.
A história deve ser profunda o suficiente a ponto que os leitores possam mergulhar na narrativa e serem impactados, ocasionando a compra ou adesão de um serviço.
A técnica funciona como uma espécie de venda, porém com uma premissa básica que muda completamente o relacionamento entre cliente e empresa: o storytelling não deve mostrar e sim contar, persuadir, motivar.
Construir uma narrativa exige muito mais habilidades do que apenas domínio da língua; é preciso ter conhecimento em profundidade sobre o formato, e por isso, a técnica deve ser aplicada somente por assessorias de imprensa experientes.
Storytelling: Como NÃO fazer
Algumas empresas têm apostado nesta técnica de forma errada. Os efeitos negativos de um storytelling incorreto, podem impactar diretamente nos resultados financeiros de uma organização, sendo necessário inclusive o gerenciamento de crises.
Para explicar a origem de uma marca ou produto, algumas organizações apostaram na criação de histórias e personagens falsos. Quando a verdade veio à tona, os consumidores que se sentiram enganados tiveram a relação de confiança, anteriormente estabelecida, definitivamente quebrada com distanciamento entre a marca.
Não há problemas com o uso da ficção no storytelling, desde que a história não seja vendida como realidade, caso contrário há a possibilidade de enquadramento como propaganda enganosa.
O storytelling é uma prática que sem dúvidas pode trazer muitos resultados positivos para uma organização, mas os casos que retratam a quebra de confiança entre empresa e cliente, comprova que mais do que nunca é preciso ter profissionais competentes na produção deste formato de conteúdo.
Se você quer apostar em um plano de comunicação estratégico, procure por uma agência de assessoria de imprensa. Além de fazer a produção de conteúdo para mídias sociais digitais, estes locais também trabalham com influencers digitais e media training.