Essa terapia busca tirar o máximo de proveito das tonalidades presentes na natureza, entendendo que cada cor tem uma vibração diferente de acordo com as nuances que a deram origem. A cromoterapia estuda, portanto, as sete cores do arco-íris – vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo (ou anil) e violeta.
O vermelho, por exemplo, possui uma frequência mais intensa, enquanto o violeta é uma cor fria e mais branda.
Existem diversas formas de obter os benefícios das cores. Para resultados mais efetivos, o ideal é procurar um bom cromoterapeuta. Esse profissional é quem vai detectar suas reais necessidades e indicar as cores que podem promover mais força e disposição.
Vale ressaltar também que durante as sessões, o cromoterapeuta pode aplicar luzes em pontos similares aos da acupuntura, com tons que favoreçam suas demandas pessoais.
No dia a dia, é possível aplicar os preceitos da cromoterapia na hora de escolher as cores das peças que pretende vestir. Quando sentir que o dia está muito tenso, por exemplo, o uso de peças azuis pode trazer mais calma e tranquilidade. Se estiver meio borocoxô, sem energia e motivação, aposte em um acessório na cor vermelha.
Em casa, o amarelo é perfeito para quem tem filhos em idade escolar. A cor estimula o foco e a concentração nos estudos.
Na hora de se alimentar, recheie o prato com alimentos verdes. Hortaliças e frutas com casca ou pele verde são excelentes auxiliares da digestão e promovem um imenso bem-estar.
O que é cromoterapia
Feito por Marília Rocha