A desratização é o processo feito com objetivo de eliminar infestações de ratos. Esses roedores são uma das grandes pragas urbanas e são conhecidos, principalmente, pelo risco à saúde, já que são portadores de doenças transmissíveis ao homem, como a leptospirose.
Um dos métodos de desratização é a iscagem. O primeiro passo é realizar uma análise do ambiente onde os roedores foram vistos e os fatores potenciais para sua proliferação.
Em seguida, são espalhadas inseticidas pelo ambiente, em locais seguros e com acesso difícil, para evitar acidentes com as pessoas, especialmente com crianças. O produto é acondicionado em porta-iscas – pequenos “pratos” – que ficarão à disposição dos animais. Ao comer o produto, os ratos se afastarão do local, morrendo fora do ambiente. Quando é necessário, faz-se uma reaplicação, visando certificar-se de que todos os animais foram eliminados.
Uma dica importante para evitar que esses animais invadam a casa é não deixar restos de alimentos ou resíduos fora da lata de lixo e, principalmente, nunca deixá-la destampada. Esse é um dos principais fatores de sucesso no combate aos ratos. O mesmo vale para ralos e fossas.
O que é desratização – veja quando ela é utilizada
VEJA IMAGENS: