Continue lendo para entender o funcionamento de uma fossa séptica e a importância da manutenção feita por uma desentupidora!
O que é fossa séptica e como funciona
A fossa séptica funciona como um sistema de esgoto bem mais simples do que a usada nas grandes cidades. Consiste em reservatórios subterrâneos, para onde o esgoto é despejado.
Dessa forma, todos os resíduos de banheiro, cozinha, são direcionados para as fossas. Esses reservatórios são feitos de polietileno ou de concreto e tem ligação com as casas e funcionam da seguinte forma:
- os resíduos são levados para o reservatório;
- passam por um processo de decantação: sólidos ficam embaixo e o líquido em cima;
- através de um sumidouro, o líquido é descartado;
- bactérias anaeróbicas fazem a decomposição, causando a sedimentação e liberação de gases;
- fossa fica cheia;
- limpeza;
- início do processo.
Segundo a ONU, as fossas sépticas contribuem com o meio ambiente, uma vez que não contaminam o solo, nem a água. Mas para garantir a sua eficiência, é necessário estar atento à manutenção e limpeza que devem ser feitas por uma desentupidora limpa fossa.
Limpeza e manutenção
Como é um sistema de esgoto, a limpeza e a manutenção são indispensáveis! A limpeza é feita a cada um ano, dependendo do caso, e deve ser feito por especialistas, ou seja, por uma empresa de desentupidora.
Com equipamentos limpa fossa, a desentupidora fará a limpeza a partir de uma sucção dos dejetos. Esses resíduos são coletados e levados por um caminhão para um local adequado.
E uma curiosidade: as empresas de desentupimentos não limpam totalmente a fossa séptica. Geralmente, 10% dos sedimentos devem continuar na fossa para que as bactérias possam agir.
É necessário fazer a manutenção para verificar se não há nada errado, como trincas. Também deve ser verificado se não há entrada de luz e ar para garantir o bom funcionamento.
Por que só deve ser feita por uma desentupidora
Há muitos motivos para que esse serviço seja feito por uma desentupidora:
- Segurança de uma fossa séptica limpa e com bom funcionamento, garantindo a saúde de todos;
- Equipamentos próprios;
- Risco de acidentes.